REFERÊNCIAS TEÓRICAS

  

 

MARTHA GRAHAM

 

“Existe uma vitalidade, uma força vital, (uma energia) aceleradora que traduz através de você em ação, e como só existe um você o tempo todo, essa expressão é única. Se você bloqueá-la, ela nunca existirá em qualquer outro meio e se perderá. O mundo não a conhecerá. Não lhe compete determinar se ela é boa; nem compará-la com outras expressões. O seu trabalho é manter o canal aberto."    

   

 

 ISADORA DUNCAN  

"Toda a  energia se expressa através desse movimento ondulatório, pois o som não viaja em ondas, e a luz também? E quando chega aos movimentos da natureza orgânica, parece que todos os movimentos livres e naturais  se conformam à lei do movimento em onda.
Vejo motivos de dança em todas as coisas ao meu redor.

Todos o movimentos de dança verdadeiros, possíveis ao corpo humano, existem primeiramente na Natureza.

"(Na minha dança) os artifícios da dança são deixados de lado, os grandes ritmos da vida conseguem aparecer através do instrumento físico, as profundezas da consciência recebem um canal para a luz do nosso dia. Essas profundezas da consciência estão em todos nós.


"Coloquem suas mãos no coração como eu faço e escutem sua alma, e todos saberão dançar tão bem quanto eu ou minhas alunas. Lá está a verdadeira revolução. Deixem as pessoas colocarem as mãos assim nos corações e, escutando suas almas, saberão como se portar.


"A arte não é absolutamente necessária. Tudo o que é necessário para tornar este lugar um lugar melhor para se viver é amar como Cristo amou, como Buda amou.

"Nunca dancei um passo na minha vida. (...) Tudo o que vejo nisso que as pessoas chamam de dança é apenas uma agitação inútil de braços e pernas.
Vemos todos os movimentos externos, mas, e os movimentos internos, os movimentos da mente?

"Não sou uma dançarina.
O que me interessa  é encontrar e expressar uma nova forma  de vida.

"Um dia vocês aqui foram selvagens...não deixem que os domestiquem!

"Há um lugar para você, no Universo."

  

 

 ALEXANDER LOWEN 

“A pessoa vive inteiramente no presente quando ocupa inteiramente seu corpo.
A consciência estende-se tão profundamente para dentro do corpo 

que a pessoa consegue sentir o pulsar da vida."

 


" Por mais brilhante que seja um movimento aprendido, ele dará a impressão de algo mecânico. Um treinador de cavalos sabe que um animal cuja fogosidade tenha sido anulada nunca será um verdadeiro campeão. Para que um treinamento não destrua a graciosidade natural, é preciso que ele não se coloque em oposição ao fluxo de excitação do corpo.

A graça e a saúde dependem de se encontrar um equilíbrio entre o ego e o corpo,

entre o arbítrio e o desejo. De que vale conquistar o mundo e  perder a alma?

O homem é a única criatura que exerce tamanha pressão sobre si mesmo que chega  a perder o contato com Deus, com  vida e com a Natureza.`  

 

 

 CLARISSA PINKOLA ESTES 

"Está errada a imagem vigente na nossa cultura do corpo exclusivamente como escultura. O corpo não é de mármore. Não é essa a sua finalidade. A sua finalidade é a de proteger, conter, apoiar e atiçar o espírito e a alma em seu interior, a de ser um repositório para as recordações, a de nos encher de sensações - ou seja, o supremo alimento da psique. É a de nos elevar e de nos impulsionar, de nos impregnar de sensações para provar que existimos, que estamos aqui, para nos dar uma ligação com a terra, para nos dar volume, peso.

É errado pensar no corpo como um lugar que abandonamos para alçar vôo até o espírito. O corpo é o detonador destas experiências. Sem o corpo não haveria a sensação de entrada em algo novo, de elevação, altura, leveza. Tudo isso provêm do corpo. Ele é o lançador de foguetes. Na sua cápsula, a alma espia lá fora a misteriosa noite estrelada e se deslumbra."

 

 

OSHO 

"E quando você está dançando loucamente, cantando loucamente, quando você está alegre sem nenhum controle, sem sua presença;  quando a alegria é tão completa, transbordante - você é  tomado por isso e não há mais controle - então você verá um milagre: morte e vida dançando juntas."  

 

 

ST. EXUPERY 
"Foi o tempo que dedicaste 

à tua rosa

Que fez tua rosa

tão importante."