DANÇA ESSENCIAL

 

 

A Dança Essencial é uma atividade que envolve conteúdos de Dança, Psicologia e Ecologia e favorece o despertar de uma expressão livre e autêntica, e de uma consciência corporal lúcida e integrada a princípios essenciais da vida. 

 

Sua prática permite o encontro com potencialidades que ainda estão adormecidas na psiquê  – e pedem atenção, nutrição e expressão, assim como a oportunidade de desfrutar e expandir habilidades já despertas em cada indivíduo.

 

Esta abordagem arte-terapêutica compreende que somos todos organismos inteligentes, e, neste sentido, a experiência com a Dança Essencial pode propiciar uma maior conexão com a sabedoria de nossas células, desenvolvendo habilidades de auto-regulação, empatia consigo e com o outro,  e a sensibilização para o prazer e a cura do corpo e da mente.

 

 

Ao longo da vida passamos por muitas experiências e, por diferentes motivos, criamos tensões e  aprisionamos sentimentos e idéias no corpo.  Estas memórias corporais, muitas vezes não conscientes, impedem o fluxo vital de energia, produzindo tensões, rigidez muscular, baixa vitalidade, ansiedade e,  quando num estado mais crônico, podem acarretar depressão, perda de sentido da vida e outros desequilíbrios sistêmicos.

 

A liberação consciente destas tensões - acrescida da nutrição de variadas qualidades psíquicas – gradualmente nos devolve flexibilidade, clareza nos pensamentos e sentimentos, aumento de qualidade respiratória e comunicativa, assim como maior concentração, relaxamento e bem estar. 

 

Ainda, a consciência e o desbloqueio de tensões musculares permitemuma melhor e mais livre circulação da bioenergia corporal, e favorecem a interrelação entre as três camadas de nossos corpos: mental, emocional e física. Esta integração proporciona que pensamento, sentimento e ação possam dialogar entre si  desenvolvendo um equilíbrio dinâmico entre estas camadas. - “Digo o que sinto, sinto o que faço, faço o que digo”.

 

Assim, a prática da Dança Essencial vai de encontro à expressão autêntica e conectada com sentimentos, valores e simbologias próprias de cada pessoa, respeitando a individualidade e integrando diferenças com harmonia.

 

A dança livre, sincera e lúdica experenciada em um ambiente coletivo pode se tornar um “laboratório para a vida”. Do micro ao macrocosmo, do indivíduo para o mundo, do interior ao exterior, em busca de um sentido mais íntimo e pleno de existir.

 

 

 

 

 

CONTEÚDOS DO CURSO 

 

 

 

Consciência/Expressão Corporal -  padrões de postura e personalidade, flexibilidade corporal e mental, repertório de movimentos.

 

Dança Contemporânea - pesquisa, investigação e reeducação do movimento.

 

Psicologia do Corpo -  Abordagens técnicas sobre Bioenergética, Biossíntese e Biossistêmica, compreensão do fluxo energético do corpo; explanação de gráficos de funcionamento sistêmico do corpo humano e suas aplicações terapêuticas, artísticas e educacionais.



 

Projeções visuais aplicadas à Psicologia do Corpo: desenhos projetivos e investigativos do corpo humano e suas simbologias, em prol da conscientização de elementos físicos e subjetivos que compõem cada indivíduo - e sua necessária aceitação e/ou transformação para o aperfeiçoamento de potenciais intrínsecos.

 

Ecologia Pessoal - fundamentação dos 4 elementos naturais (terra, água, fogo e ar) presentes na constituição corporal (física, mental e emocional) e a influência destes no funcionamento humano.

 

Cultura Indígena - os ritmos e os ciclos da natureza física/externa aplicados ao organismo humano, considerando natureza como um complexo sistema que atua tanto externa quanto internamente.

 

Frequências de Brilho – conexão com uma elevada energia de cura que, por meio de ativação de portais energéticos, impulsiona profundas transformações nos corpos físicos, mental, emocional e espiritual. O intuito é a purificação de conteúdos densos do corpo e o despertar da inteligência celular.

 

Reflexão, partilha e autoavaliação - adequação dos conteúdos desenvolvidos para o aprimoramento pessoal, artístico e profissional.